Pular para o conteúdo principal

Viajei com: O Diário de Anne Frank

  
Tudo bem com vocês??? No post de hoje irei compartilhar minha experiência de leitura do livro Diário de Anne Frank.

Caso queira comprar o livro, é só clicar no LINK, e se você comprar QUALQUER livro por esse link você ajuda o blog sem nenhum custo adicional.



Para quem não sabe, Anne Frank foi uma garota judia, que durante o período da II Guerra Mundial, juntamente com a família (pai, mãe e a irmã), um casal de vizinho e seu filho, e um dentista se esconderam no prédio onde o pai dela trabalhava. O esconderijo era numa espécie de Anexo do prédio onde seu pai trabalhava. O anexo que serviu de esconderijo foi transformado em um museu dedicado a Anne Frank e sua família.
Durante o período de cerca de 2 anos de esconderijo, que foi de 1942 a 1944, Anne manteve um diário, que posteriormente foi editado e publicado por seu pai. Há várias versões do diário, e essa é uma das mais completas em português. O diário foi localizado pelos colegas de trabalho de seu pai, que os ajudaram durante todo o período que ali passaram.
O diário começa quando Anne o ganha de aniversário, pouco tempo antes de serem obrigados a se esconder. Então de certa forma, no começo ela narra a vida de uma adolescente de 13 anos normal, pelo menos o tão normal pode ser num período de guerra, nessa primeira parte Anne comenta sobre a escola, garotos, vaidade; e claro sobre o andamento da guerra, as restrições cada vez mais severas para os judeus.
Por conta dessas restrições, o pai de Anne, organizou um esconderijo no prédio onde trabalhava, e aos poucos ele e a família foram levando mantimentos, roupas, utensílios de cozinha, etc; pois eles não poderiam depender inteiramente das pessoas que trabalhavam no escritório.
Quando eles se esconderam, os relatos vão se alterando, Anne começa a relatar mais a vida no Anexo, a rotina, o relacionamento entre os moradores, o constante autopoliciamento que viviam: moderar o tom de voz, evitar fazer barulho, em especial no período em que o escritório estava fechado, doenças, a tensão constante em que viviam por conta das invasões no prédio e o medo de serem descobertos.
Anne também aborda assunto como feminismo, relacionamento, família, politica de forma muito madura, apesar da pouca idade (entre 13 e 15 anos). Anne através de seus escritos demonstra ter sido uma pessoa sensível, perceptiva e sonhadora, além de uma pessoa cheia de vida e energia. E tudo isso torna a leitura ainda mais dolorosa para quem conhece o fim dos acontecimentos.
Essa edição da Record é uma das edições mais completas do diário, pois o pai dela editou e suprimiu algumas partes nas primeiras edições. E a própria Anne editou seu diário quando descobriu uma iniciativa do governo holandês de publicar os relatos da guerra, quando esta chegasse ao fim.  Essa edição conta também com um prefácio e um posfácio muito interessante.








Então é isso pessoal. Espero que vocês tenham gostado, beijos e até a próxima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 1

Olá... Como eu prometi no vídeo sobre minha coleção de Harry Potter, irei disponibilizar alguns itens para imprimir, hoje irei postar a prova do Lockharts no 2º Ano, Bilhete para o trem de Hogwarts, como fazer um berrador, o bilhete de R.A.B. e alguns papercraft. Semana que vem eu posto mais. Espero que gostem. Berrador Berrador BILHETE R.A.B - Horcruxes Caixa de feijõezinhos de todos os sabores. Caixa para sapo de chocolate. Papercraft Harry Potter Papercraft da Hermione Papercraft do Voldemort Papercraft Rony Weasley

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 4

Olá, tudo bem com vocês??? Hoje irei postar mais alguns itens da série Harry Potter para serem impressos. Pois apesar de todos esses anos, a série continua presente em nossas vidas. Nesse post estarão disponíveis os Decretos Educacionais da Sapa Velha, mais conhecida como Umbridge e as edições do Profeta Diário . Espero que tenham gostado. Beijos e até a próxima

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 2

Olá, ontem, dia 14/01/2106, nós fãs de Harry Potter recebemos uma triste  notícia , faleceu ontem o ator Alan Rickman, que interpretou  BRILHANTEMENTE  o professor Severo Snape. Realmente é um grande perda para os familiares, amigos, fãs, e para com toda a certeza para o meio  artístico , que perdeu um grande ator.  Como prometi na semana passada, hoje irei postar mais itens da série Harry Potter para imprimir. Hoje postarei as fichas do Ministério da Magia, da Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas, que aparecem no filme Harry Potter e as  Relíquias  da Morte – Parte 1 . Postarei também as fichas dos prisioneiros de Azkaban e os cartazes de procurados.     Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - questionário Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Alastor Woody Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Tr