Pular para o conteúdo principal

Viajei com: As Aventuras de Pi - Yann Martel - PLM #1

Olá, olá, olá... No post de hoje irei fazer meus comentários sobre o livro "As Aventuras de Pi" – Yann Martel, que foi o meu Desafio Literário do mês de Fevereiro, como o gênero aventura, e representou o Canadá no Projeto Lendo o Mundo A leitura é muito rápida, pois a linguagem e a diagramação ajudam e muito. O livro  foi lançado em 2001,  sendo publicado no Brasil em 2012 pela editora Nova Fronteira, com tradução de  Maria Helena Rouanet.


O livro conta a história de Piscine Patel, vulgo Pi, um garoto indiano, e como ele conseguiu sobreviver durante 227 dias num bote salva-vidas na companhia de um tigre-de-bengala adulto em pleno Oceano Pacifico... Isso não é spoiler, pois esta na contracapa do livro, além de ser o enredo da história. 
O livro é divido em capítulos, que são agrupados em três partes. Há capítulos narrados pelo autor, onde descreve as entrevistas com Pi, e há capítulos narrados pelo próprio Pi, onde a história é contada a partir de lembranças do narrador, Pi, como se ele estivesse conversando conosco, dessa forma alguns fatos que são contados não estão em ordem cronológica e possuem uma narrativa confusa, já que eles são contados conforme o narrador vai se lembrando dos acontecimentos, o que achei bem interessante. Outro ponto que me chamou a atenção é a visão religiosa do protagonista, que é bem diferente do convencional, e nos faz refletir sobre a disputa que existe entre os seguidores dessas religiões, disputas essas que muitas vezes são levadas ao extremo.
Vi alguns comentários de pessoas reclamando das partes onde Pi comenta sobre suas experiências com os animais do zoológico do pai, mas gostei muito dessas partes, lado bióloga falando... mas devo confessar que várias partes me deram  muito nojo do que estava sendo contado.
A história foi adaptada para o cinema, sendo lançado em 2012, com belíssimas imagens, e foi muito fiel ao livro, mas que logicamente teve alguns cortes e adaptações, para funcionar no cinema. E para concluir, a obra em si, tem uma historia bem polêmica, pois Yann Martel foi acusado de plágio, sendo a obra em questão "Max e os Felinos", do brasileiro Moacyr Scliar, o autor admitiu ter se baseado na premissa da obra de Scliar, e até inseriu uma nota de agradecimento, pretendo ler a obra de Moacyr, mas não agora.
Fica a recomendação, espero que tenham gostado.
Beijos e até a próxima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 1

Olá... Como eu prometi no vídeo sobre minha coleção de Harry Potter, irei disponibilizar alguns itens para imprimir, hoje irei postar a prova do Lockharts no 2º Ano, Bilhete para o trem de Hogwarts, como fazer um berrador, o bilhete de R.A.B. e alguns papercraft. Semana que vem eu posto mais. Espero que gostem. Berrador Berrador BILHETE R.A.B - Horcruxes Caixa de feijõezinhos de todos os sabores. Caixa para sapo de chocolate. Papercraft Harry Potter Papercraft da Hermione Papercraft do Voldemort Papercraft Rony Weasley

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 4

Olá, tudo bem com vocês??? Hoje irei postar mais alguns itens da série Harry Potter para serem impressos. Pois apesar de todos esses anos, a série continua presente em nossas vidas. Nesse post estarão disponíveis os Decretos Educacionais da Sapa Velha, mais conhecida como Umbridge e as edições do Profeta Diário . Espero que tenham gostado. Beijos e até a próxima

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 2

Olá, ontem, dia 14/01/2106, nós fãs de Harry Potter recebemos uma triste  notícia , faleceu ontem o ator Alan Rickman, que interpretou  BRILHANTEMENTE  o professor Severo Snape. Realmente é um grande perda para os familiares, amigos, fãs, e para com toda a certeza para o meio  artístico , que perdeu um grande ator.  Como prometi na semana passada, hoje irei postar mais itens da série Harry Potter para imprimir. Hoje postarei as fichas do Ministério da Magia, da Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas, que aparecem no filme Harry Potter e as  Relíquias  da Morte – Parte 1 . Postarei também as fichas dos prisioneiros de Azkaban e os cartazes de procurados.     Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - questionário Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Alastor Woody Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Tr