segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Viajei com: A Senhora da Magia - Marion Zimmer Bradley

Olá... Essa semana eu resolvi começar uma série de post sobre uma série muito boa que li por indicação da Tatiana Feltrin, As Brumas de Avalon – Marion Zimmer Bradley.



A série conta a lenda do rei Artur através das vidas, das visões e da percepção das mulheres, das heroínas que dela participaram: a rainha Guinevere, mulher de Artur; Igraine, mãe de Artur; Viviane, Senhora do Lago, Grande Sacerdotisa de Avalon e tia de Artur; e Morgana, irmã de Artur, e que teve papel crucial, tanto na coroação como na destruição de Artur...
A série é composta por 4 livros: A Senhora da Magia, A Grande Rainha, O Gamo Rei, O Prisioneiro da Árvore. E no post de hoje falarei sobre o primeiro livro da série. Um dos grandes focos da série de uma forma geral é o profundo conflito entre o cristianismo e a velha religião de Avalon.
Na primeira parte desse volume, Igraine é a personagem principal, casada contra a vontade com o Duque Gorlois da Cornualha, passa por momentos conflituosos com o marido, alguns poucos momentos felizes ao lado dele e de sua filha Morgana.
Mas isso não duraria muito, pois Viviane, sua irmã quer casa-la com Uther Pendragon, que se tornaria o Rei da Bretanha, para que dela nasça o futuro Rei Arthur, que uniria a Bretanha com Avalon.
A segunda parte nos conta a história de Morgana, agora adolescente e sendo criada em Avalon, dentro da antiga religião, para ser tornar a Grande Sacerdotisa, mas muitas coisas acontecem... muitas... e nem todos os planos de Viviane saem como o planejado.
Através da história de Artur desde seu nascimento até sua coroação podemos destacar alguns temas que foram abordados e que são o grande diferencial desta série em relação a outras que contam a lenda de Artur. São eles:

* o papel da mulher, sua submissão (ou não), os casamentos arranjados.

* o choque de culturas.


Espero que tenham gostado.
Caso queira comprar os livros, é só clicar no LINK, e se você comprar QUALQUER livro por esse link você ajuda o blog sem nenhum custo adicional. Beijos e até a próxima.

2 comentários:

  1. Também tenho muito interesse em ler esta série. Beijos!
    http://literallstar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ernani recomendo... Quero ler os livros que se passam antes dessa série. Beijos.

      Excluir