quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Viajei com: A Grande Rainha - Marion Zimmer Bradley

Olá... Dando continuidade nos posts sobre As Brumas de Avalon – Marion Zimmer Bradley. Hoje falaremos sobre o segundo volume, A Grande Rainha.



A história começa pouco depois da coroação de Arthur como Grande Rei da Bretanha. Os personagens estão mais maduros e o enredo também, uma vez que escolhas tiveram de ser tomadas, enquanto que para alguns personagens essas decisões foram impostas... O conjunto dessas escolhas irá mudar a história da Bretanha, e logicamente essas escolhas terão consequências para a vida de todos os personagens.
A personagem feminina que tem um destaque maior no enredo é Guinevere, a Grande Rainha da Bretanha – esposa de Artur. Uma mulher dentro dos padrões da época – cristã fanática, defensora do patriarcalismo e submissa ao pai e ao marido (bom, nem tanto assim, mas...).
A história apresenta suas reviravoltas, tramas e planos são feitos, alguns dão certos, outros nem tanto... Os temas apontados no post anterior (o papel da mulher, sua submissão, ou não, os casamentos arranjados e o choque de culturas – que vai ficando mais intenso) se fazem presente nesse volume, assim como nos demais – sendo de muita importância para o desenrolar dos fatos.
Devo confessar que não conhecia totalmente a história de Artur, apenas brevemente – que havia a Morgana (que nem sabia que era irmã dele), Merlin, Lancelot, a espada Excalibur e mais nada... E gostei muito de conhecer essa lenda através da visão das mulheres envolvidas, quero ler as obras do Bernard Cornwell (onde a lenda é abordada por um olhar mais masculino) e fazer uma comparação entre essas duas séries... Mas isso não é para agora...

Espero que tenham gostado...
Caso queira comprar os livros, é só clicar no LINK, e se você comprar QUALQUER livro por esse link você ajuda o blog sem nenhum custo adicional. Beijos e até a próxima.

2 comentários:

  1. Oi Ana!
    Primeira vez te visitando!
    Gostei muito da resenha. Me recomendaram muito essa série, e vira e mexe entra em promoção... acho que vou aproveitar para adquirir na próxima vez!
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Priih recomendo a série...Quero ler as que se passam antes. Beijos.

    ResponderExcluir