quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Viajei com: Quem é você, Alasca? - John Green


Esse ano resolvi participar de um desafio literário que vi no facebook. E o desafio do mês era ler um romance, e me propus a ler Quem é você, Alasca (John Green), pois nunca tinha lido nada dele e estava curiosa. Li ele super rápido, é um livro relativamente curto, com uma linguagem simples e uma diagramação legal. Looking for Alaska, publicado em 2005, é o romance de estreia de John Green, e só foi traduzido para o português em 2010.



A história é narrada em primeira pessoa, por Miles Halter, e é dividida em Antes e Depois, então logo no começo já dá para perceber que algo profundo e marcante (se bom ou ruim, ainda não sabemos) irá acontecer na vida do narrador, e a história será para contar esse fato.



Miles é um nerd aficionado por colecionar as últimas palavras das pessoas, que está saindo da casa dos pais para um colégio interno, Culver Creek, segundo ele "Eu vou a procura da Grande Incógnita'' (últimas palavras de François Rabelai).
Ao chegar, Miles conhece seu companheiro de quarto, Chip "O Coronel" Martin, que dá a Halter o irônico apelido de Bujão, pois ele é alto e muito magro. O “Coronel” apresenta Miles a Alasca Young, uma menina por qual Miles se apaixona, mas que não sente o mesmo por ele. Bujão nos conta as aventuras vividas por eles no colégio, que passa por quebrar as regras, como fumar e beber no campus.
Alasca se mostra uma verdadeira incógnita, e até um pouco bipolar, com variações de humor e temperamento inexplicáveis, além de ser uma pessoa fechada. Segundo Miles:


O que explica muito a personalidade de Alasca. E as frases que estão presentes na capa original se encaixam perfeitamente na história e de certa forma nós faz sentir e perceber o por que esse fato foi tão marcante para Miles, e achei muito legal: “Primeiro amigo, Primeiro amor, Últimas palavras”.
Gostei da escrita do John Green, pretendo ler outros livros do autor, acho totalmente válido como incentivo a leitura, mas não está no meu TOP 10 de livros favoritos.
Espero que tenham gostado, peço que ajudem a divulgar o blog.
Caso queira comprar o livro, é só clicar no LINK, e se você comprar QUALQUER livro por esse link você ajuda o blog sem nenhum custo adicional. Beijos e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário