segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Viajei com: O Mágico de Oz - L. Frank Baun


O blog essa semana volta à normalidade... EBA... Não que minha saga Escrevendo o TCC 2 tenha acabado, mas deu uma aliviada, espero que durante esse primeiro semestre do ano (período de encerramento da minha especialização) eu consiga manter o ritmo de postagem, mas não garanto.
O post de hoje será para falar sobre O Mágico de OZ, de L. Frank Baun. Sim, finalmente eu li O Mágico de OZ, e finalmente consegui fazer um post sobre o livro. A obra foi publicada pela primeira vez em 1900 com o titulo de The Wonderful Wizard of Oz, sendo o primeiro de uma série de vários livros que relata as aventuras de Dorothy, do Kansas, na fantástica Terra de Oz. O autor já havia publicado outras obras, mas até hoje é mais conhecido através de OZ.


Nesse primeiro livro, Dorothy morava no Kansas com os tios, Henry e Em, e seu cãozinho Totó. O lugar era extremamente monótono e pacato. Mas logo no começo da historia, Dorothy é levada, junto com Totó e a casa onde mora, para a Terra de OZ por um ciclone. Quando eles chegam à fantástica Terra de Oz, a casa cai em cima da bruxa má do Leste, matando-a, o que liberta os Munchkins da escravidão que eram submetidos pela bruxa, os que os deixam muito agradecidos a Dorothy, e a presenteiam com o sapato de prata da bruxa, mas a única coisa que ela deseja é voltar para casa.
Os Munchkins orientam Dorothy a procurar o incrível Oz, o mágico que vive na Cidade das Esmeraldas, e para isso ela deve seguir uma estrada de tijolos amarelos. Ao longo do caminho a garota faz três grandes amigos:

- o Espantalho, que incapaz de espantar os corvos do milharal, resolve acompanhar Dorotyh e pedir um cérebro para sua cabeça recheada de palha.

- o Lenhador de lata, que decidi ir pedir um coração.

- e por último, o Leão covarde, que almeja ser corajoso, como deve ser o rei da selva.

Junto, eles vão pedir ajuda ao grande Oz. Ao chegar a Cidade das Esmeraldas eles são recebidos por Oz, um a um, que lhe dá a incumbência de matar a bruxa má do Oeste, livrando a Terra de Oz das bruxas más, e só assim eles teriam o seu pedido atendido. Embora seja um livro antigo, não quero dar spoiler, pois a grande graça desse livro é acompanhar o desenrolar da história e as suas reviravoltas.
Eu gostei muito da história, da mensagem, pois esta não é uma simples história infantil... há muito simbolismo relacionado a situação americana no período por guerra civil, ao populismo, manipulação das massas, que não cabe comentar aqui, pois apenas lendo para conseguir fazer essa ligação. Caso queira mais detalhes sobre a história e suas sequências, com direito a spoiler: clique aqui.
Espero que tenham gostado, peço que ajudem a divulgar o blog. 
Caso queira comprar o livro, é só clicar no LINK, e se você comprar QUALQUER livro por esse link você ajuda o blog sem nenhum custo adicional. Beijos e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário