segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Projeto Lendo o Mundo (PLM)

Olá, já faz um tempo que vi um vídeo no Cabine Literária sobre o projeto que eles estão desenvolvendo, chamado Literatura por País, achei interessante, e pensei que seria legal ler um livro de cada país... mas não dei seguimento na ideia, não animei fazer. Então vi o vídeo da Mel Ferraz do blog Literature-se, sobre o Projeto Lendo o Mundo, que consiste em ler um livro de cada país (justamente o que estava pretendendo), ao todo serão 200 livros (já explico o porquê), fiquei bem animada e resolvi colocar em prática. O projeto original foi bolado pela Camila Navarro do blog Viaggiando.
Esse não é um projeto que irei concluir em 1 ou 2 anos, creio que levarei pelo menos uns 4 anos ou mais, sei que será  um projeto longo, mas muito enriquecedor. Sei que terei dificuldade em encontrar livros de certos países traduzidos, mas vamos tentar...
Comecei a fazer minha lista pelos livros que estão na minha lista do Desafio Literário de 2015, pelos que já tenho na estante (e ainda não li) e com os livros que estão na minha lista de desejados. Coloquei apenas livros que ainda não li.
Como usei livros do Desafio, eles serão lidos na ordem em que me propus ler para o desafio. Posteriormente, para definir a ordem de leitura eu fiz um jarro (pote) onde coloquei o nome dos países que já tem livro definido, então irei sortear o país que irei ler. A frequência com que ocorrera o sorteio ainda não está definida, quero tentar fazer pelo menos uma vez por mês, mas não agora no começo, devido ao grande quantidade de projetos que estão rolando no blog (não quero deixar nenhum morrer na praia).
Farei um post com a lista dos países, que será atualizado conforme for definindo o livro por país. Entraram para lista países reconhecidos pela ONU (ao todo 193) e 7 listados pelo IndexMundi que não consta na lista da ONU – a lista completa está aqui em Word.

Espero ter fôlego e animo para levar o projeto até ao fim, caso tenham sugestões de livros é só deixar nos comentários. Beijos e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário