sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Ler ou Não ler??? Eis a questão...

Olá, sexta-feira chegou, EBA... Essa semana vi um vídeo muito bom com o Danilo do Cabine Literária falando sobre a importância de se ler vários estilos de livros e não se ater apenas a um. Que, em minha opinião, complementa muito bem o vídeo feito pelo Gustavo, do Literatortura.
O engraçado é que eu estava justamente pensando em fazer um post sobre isso, motivada por uma pergunta que vi em um dos grupos que participo no Facebook (vou ser a mais genérica possível, pois a intenção não é criticar, nem ofender ninguém, e sim fazer uma discussão madura). A pergunta era “Qual livro você está lendo no momento”, e a resposta predominante era: Harry Potter..., e algumas resposta vinha acompanhadas de “pela sexta vez”, ou “término as Relíquias da Morte e volto para a Pedra Filosofal”. Os livros de Harry Potter sãos ruins??? Obviamente não, pelo contrário, e eu jamais falaria tal coisa, pois sou Potterhead assumida.
As demais respostas variavam entre: os livros do Jonh Green, do Nicholas Sparks, da Suzanne Collins, etc... Esses livros são ruins??? Novamente: NÃO.
O grande problema é que muitos leitores se prendem em um único tipo de escrita, não saem da sua zona de conforto, isso sim é ruim, pois o leitor acaba perdendo os grandes benefícios provenientes do hábito de ler: a expansão do vocabulário, ampliação da capacidade interpretativa e da postura critica, entre outros.
Cada autor tem sua maneira de se expressar, de abordar um determinado tema, de jogar com as palavras e quando lemos vários autores, absorvemos um pouco de cada um, e ampliamos nossos horizontes.
Isso não quer dizer que você não possa ter um escritor favorito, ter lido ou ler a obra completa dele. Quer dizer que você não deve ficar apenas nisso. Bom, para não ficar “chovendo no molhado” vou deixar o link dos dois vídeos.

Espero que tenham gostado, e peço que ajudem a divulgar o blog. Beijos e até a próxima.



Vídeo do Literatortura

Nenhum comentário:

Postar um comentário