quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Viajei com: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa (As Crônicas de Nárnia) - C. S. Lewis

Olá, essa é a segunda parte do especial As Crônicas de Nárnia, e a resenha de hoje será sobre O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa.




Assim como O Sobrinho do Mago, esse livro é curtinho, na edição de volume único da Martins Fontes possui apenas 83 páginas. Ele foi o primeiro livro publicado sobre Nárnia, e conta a história dos irmãos Pevensie: Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia, que durante a Segunda Guerra Mundial precisam ir para casa de um professor que mora no campo, pois Londres está sendo bombardeada. Esse professor é ninguém menos que Digory Kirke, que conhecemos em O Sobrinho do Mago.
As crianças ficam animadas com possibilidade de explorarem a casa e os arredores. Durante a exploração da casa, eles encontram um guarda-roupa. Os irmãos mais velhos não deram muita atenção a ele, mas Lúcia fica muito curiosa, e resolve entrar no guarda-roupa e acaba indo parar em Nárnia. Ao retornar ela conta aos irmãos, que a princípio não acreditam nela, mas eles acabam indo para Nárnia também, ao tentarem se esconder no guarda-roupa.
Já em terras narnianas, descobrem que o local é controlado por Jadis, que mantem tudo congelado, em um eterno inverno. Com ajuda dos narnianos e de Aslam, eles lutam para tentar derrotar a feiticeira branca (como Jadis é conhecida).
Uma coisa que me chamou a atenção é a passagem do tempo em Nárnia, que é totalmente diferente da nossa: anos em Nárnia equivalem apenas alguns minutos no nosso mundo - o que permite que todas as aventuras vividas não despertem a suspeita de outras pessoas.
Lembre-se o público alvo desses livros é um público infantil, então todo o processo de escrita, descrição e narrativa é voltado para esse público. Isso impede que um público mais adulto vá gostar dessas histórias? Não. Embora eu creio que esse público vá gostar mais do filme, por ser mais dinâmico e visual. O livro foi adaptado para o cinema em 2005, com uma adaptação bem fiel ao livro, claro que apresenta algumas diferenças, mas nada de mais.
Então é isso, espero que tenham gostado. Fica a dica e recomendação do livro e do filme.

Caso queira comprar o livro, é só clicar no LINK, e se você comprar QUALQUER livro por esse link você ajuda o blog sem nenhum custo adicional. Beijos e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário