segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Viajei com: O Cavalo e seu Menino (As Crônicas de Nárnia) - C. S. Lewis

Olá, segunda-feira de folga devido a eleição; e dando continuidade ao especial As Crônicas de Nárnia, a resenha de hoje será do livro O cavalo e seu menino, que é curtinho também, na edição volume único da Martins Fontes têm apenas 95 páginas. Esse não é o meu preferido, mas mesmo assim é um livro bem legal.
A história se passa durante a era de ouro de Nárnia, que foi os anos do reinado dos irmãos Penvesie (Pedro, Suzanna, Edmundo e Lúcia), os grandes reis e rainhas de Nárnia, então a história ocorre antes do final de O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa (que termina com a volta dos irmãos ao nosso mundo).
Os grandes reis e rainhas são citados e aparecem rapidamente na história, mas não são os personagens principais, que são: Shasta, Bri, Aravis e Huin.
Shasta é um menino que foi criado por um pescador, Arriche, após ser encontrado ainda bebê em um barco na praia. O pescador muito legal, resolve vender o menino como escravo para um tarcaã (pessoa de alta linhagem). Shasta ao descobrir que seria vendido resolve fugir, então conhece Bri, que é o cavalo falante do tarcaã, que foi trazido de Nárnia. Na fuga eles encontram Aravis e Huin (também de Nárnia). Durante a fuga eles vivem muitas aventuras e passam muitos apuros até chegarem em Nárnia.
Nos momentos de apuros eles são ajudados por ninguém menos que Aslam. Algo que podemos perceber durante a leitura de As Crônicas de Nárnia é que Aslam sempre aparece quando as crianças necessitam de alguma orientação e para pontuar o certo e o errado. Mas ele não aparece com nenhuma fórmula mágica para os problemas que as crianças estão enfrentando, pois algo que os livros abordam é que nós devemos encarar os nossos próprios desafios com o que temos, sem esperar uma solução caída do alto. E que devemos assumir as consequências de nossas escolhas.
Como já foi dito no post sobre O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa o publico alvo dos livros é um público infantil, então a narrativa, a escrita e observações são voltadas para esse público. Um leitor mais adulto irá consegui extrair algumas discussões mais complexas, mais profundas, mas nas entrelinhas.

Fica a recomendação de O cavalo e seu menino. Espero que tenham gostado, peço que ajudem a divulgar o blog.
Caso queira comprar o livro, é só clicar no LINK, e se você comprar QUALQUER livro por esse link você ajuda o blog sem nenhum custo adicional. Beijos e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário