segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Viajei com: Fortaleza Digital - Dan Brown

Foi o livro de estreia de Dan Brown, publicado em 1998, e causou tanta repercussão como O Código Da Vinci.

A capa é linda - embora a última (Inferno) seja muito mais... 

Sinopse: Em Fortaleza Digital, Brown mergulha no intrigante universo dos serviços de informação e ambienta sua história na ultra-secreta e multibilionária NSA, a Agência de Segurança Nacional americana, mais poderosa do que a CIA ou qualquer outra organização de inteligência do mundo.
Ensei Tankado jura se vingar dos Estados Unidos após ser demitido da Agência de Segurança Nacional (NSA) – por descordar da politicas da empresa.
Ensei alega ter desenvolvido um algoritmo de encriptação inquebrável, algo considerado impossível, que caso seja publicamente utilizado inutilizará o computador superpotente da NSA, TRANSLTR (até então considerado uma arma invencível para decodificar mensagens terroristas transmitidas pela Internet) – o Fortaleza Digital, e ameaça soltar o programa na internet gratuitamente.
A receitinha de bolo que falei – “A agência recorre à sua mais brilhante criptógrafa, a bela matemática Susan Fletcher e seu namorado, David Becker. Presa numa teia de segredos e mentiras, sem saber em quem confiar, Susan precisa encontrar a chave do engenhoso código para evitar o maior desastre da história da inteligência americana e para salvar a sua vida e a do homem que ama”.
Ao contrário dos livros onde Langdon é protagonista, em Fortaleza Digital não há tantas referências a monumentos históricos e obras de artes. O livro se foca no desenvolvimento tecnológico e na discussão sobre até onde vai ou deve ir a privacidade virtual das pessoas? Vale tudo para impedir ataques terroristas ou atos semelhantes?
Apesar de ter sido publicado a 16 anos, o tema continua atual e chamando a atenção, principalmente após os anúncios feito por Edward Snowden, ex-técnico da NSA (agência citada no livro) sobre espionagem virtual feita pela agência. Dan Brown será que você andou conversando com Snowden???
Recentemente saiu um noticia que essa obra seria adaptada na forma de série pelo canal ABC – espero que saia melhor que O Código Da Vinci e Anjos e Demônios.
Caso queira comprar o livro, é só clicar no LINK, e se você comprar QUALQUER livro por esse link você ajuda o blog sem nenhum custo adicional. Beijos e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário